fbpx
Logo Site

Sistema de abastecimento próprio: como funciona e como ter na minha empresa?

Você já pensou em um tanque estacionário próprio para armazenar e abastecer combustíveis dentro da sua própria empresa? 

Muitas indústrias, fazendas, obras e frotistas têm aproveitado esse serviço devido ao ganho logístico e de gestão dos gastos com combustível. 

Neste artigo, você vai entender como funciona esse sistema de abastecimento e o que é preciso para tê-lo em sua empresa. Confira! 

Como funciona e quais cuidados ter com a instalação?

O ponto de abastecimento é uma instalação para o suprimento interno de combustível de sua frota ou maquinário, que conta com tanque de armazenamento, filtro, bomba de abastecimento com medidor, mangueiras e bico.

Os tanques aéreo são mais comuns para o armazenamento de combustíveis, sendo instalados logo acima do solo. 

Este tipo de tanque é considerado a alternativa mais segura quando comparada aos tanques subterrâneos, pois permite um acesso mais rápido para a realização de inspeções para monitorar possíveis vazamentos e/ou corrosões. 

Essa facilidade de acesso também permite praticidade para a armazenagem e limpeza do tanque.

Ele deve ser posicionado dentro de uma bacia de contenção que comporte seu próprio volume de armazenamento, com o acréscimo de 10%. 

E, sua instalação deve obedecer às diversas normas e legislações, a fim de garantir segurança operacional e ambiental. Por isso, ao selecionar um local para a instalação do tanque, é muito importante considerar o impacto que essa instalação pode ter sobre a água do solo e outros recursos hídricos.

Os profissionais responsáveis devem estar capacitados para projetar a instalação, garantir o cumprimento das legislações e o correto funcionamento dos equipamentos.

Dimensões da bacia de contenção são as seguintes:

▪ Comprimento 7 metros;

▪ Largura 3 metros;

▪ Altura da parede 0,80 centímetros (paredes internas rebocadas e impermeabilizadas.

▪ Capacidade de armazenagem mais 15.000/L de combustível. 

Como escolher um fornecedor desse serviço? 

Você sabe que vários aspectos devem ser levados em conta na hora de escolher um fornecedor, com esse serviço não seria diferente. Foi pensando nisso que separamos alguns pontos que você precisa analisar: 

▪ Qualidade dos materiais. Lembrando que tanques industriais podem ser construídos com aço carbono, aço inox e mais recentemente tanques de polipropileno;

▪ Qualidade do processo construtivo, garantindo ótima resistência física e mecânica;

Seguimento de todas as normas construtivas, ambientais e de segurança, tais como: API, ISO, NR, ACI e ASME;

Presença de bons profissionais responsáveis pela construção, montagem e manutenção;

Ainda tem dúvidas sobre ter o seu próprio tanque de abastecimento? ENTRE EM CONTATO COM A NOSSA EQUIPE! Somos especialistas em oferecer combustível de alta qualidade há mais de 18 anos, então se você deseja máxima segurança na compra, conte com a gente. CLIQUE AQUI!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.