fbpx
Logo Site

Como economizar combustível na sua frota.

Os custos de transporte em uma empresa são um dos mais altos, no departamento de logística, logo ao lado dos gastos com armazenagem. 

Por isso, o controle de combustível se tornou fundamental para que as empresas possam manter o seu nível de competitividade e obter maior lucro no faturamento que sua empresa pode gerar. 

É por isso que, os gestores devem estar cada vez mais atentos a essa questão, independentemente se você possui uma frota pequena com alguns carros, ou uma frota grande com vários caminhões. 

Quer ter um controle eficaz e reduzir as despesas com combustível? Continue lendo este artigo!

Invista em um sistema de abastecimento próprio 

Ter um ponto de abastecimento dentro da sua empresa é uma solução para reduzir as despesas com combustível e levar maior controle de abastecimento à sua frota. 

Isso porque, você evita desperdícios ou surpresas pela falta de combustível, tendo todo o controle dos abastecimentos e do consumo de sua frota ao seu alcance.

Você pode fazer os abastecimentos no horário de maior conveniência e evitar perder o tempo de trabalho da sua frota com deslocamento até o posto.  

Além disso, por comprar em grande quantidade e diretamente do distribuidor, o custo do combustível é reduzido, proporcionando muito mais economia para você. 

Identifique as melhores rotas

Um dos motivos que fazem com que os custos com os combustíveis da frota sejam maiores do que o necessário é a falta de planejamento das rotas.

Às vezes, o percurso escolhido pelo motorista pode ser maior do que o necessário para realizar as entregas.

É por isso que, conhecer as rotas mais seguras, rápidas e com melhores condições de trânsito são alguns dos fatores que contribuem para a redução das despesas com combustíveis.  

No entanto, para que essa economia aconteça, o gestor deve fazer um controle rígido dos gastos, acompanhando bem de perto se as melhorias estão sendo colocadas em prática pela equipe. 

Lembre-se da manutenção e revisão dos veículos

A falta de  revisão e manutenção além de consumir mais combustível, aumenta os riscos de acidente, isso sem falar que o motorista pode perder ainda mais tempo parado em oficinas.

E, como você sabe, a mecânica corretiva é sempre mais cara que a mecânica preventiva. Por isso, realizar constantemente as revisões é fundamental para garantir um bom desempenho do veículo e, consequentemente, reduzir custos com combustível.

Uma simples calibragem de pneu pode fazer toda a diferença. Por isso, sempre oriente a sua equipe sobre a necessidade de verificar a calibragem dos pneus pelo menos uma vez a cada semana esse período irá variar de acordo com a necessidade de cada frota. 

Esta simples medida, contribui para o aumento da vida útil dos pneus e adia os custos com a reposição dessas peças e ainda ajuda a economizar combustível. 

Invista na capacitação da equipe

A equipe responsável pela condução da frota precisa estar consciente da importância do controle de combustível. Afinal, a forma como eles realizam o seu trabalho interfere diretamente na conta final. 

Por isso, invista em treinamento para os motoristas com cursos explicativos sobre os maus hábitos na direção, como frenagem brusca, aceleração em excesso e uso incorreto das marchas. 

Assim sua equipe poderá colaborar da melhor forma possível com todas as ações necessárias para  melhorar o consumo de gasolina e fazer um melhor controle de combustível para sua empresa. 

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o controle de combustível? Não deixe de conhecer nosso serviço de implementação de unidade de abastecimento própria para você e melhore ainda mais o seu controle. 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.